Ir para o conteúdo principal

Notícias

Profissionais da saúde fazem ato em frente à Santa Casa da Capital por reposição salarial

Técnicos de enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos, médicos e outros profissionais da saúde fizeram ontem (25) um ato de protesto em frente à Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre para reivindicar a reposição do INPC acumulado no ano de 2016. De um índice de 9,91% de inflação medida no período de um ano (2015/2016), os hospitais filantrópicos, representados pelo SINDIBERF, estão oferecendo somente 5%.

A mobilização busca conscientizar a população da Capital acerca do tratamento que vem sendo concedido pelos patrões àqueles que cuidam da saúde da população. No ato, 3 mil cartas abertas foram distribuídas para explicar aos cidadãos o porquê da movimentação.

As lideranças sindicais que organizaram o ato, de vários sindicatos de trabalhadores da saúde, afirmaram que a mobilização não foi apenas por reajuste salarial, mas também exigindo melhores condições de trabalho e mais respeito aos funcionários. Registraram que os hospitais filantrópicos se beneficiaram ao longo dos últimos anos de um acréscimo substancial de recursos, através do Cofinanciamento da Assistência Hospitalar, que significou um aumento médio de 30% na tabela do SUS paga pelo governo federal, e que esse aporte de recursos não serviu para valorizar seus funcionários.

Cogita-se a utilização de outros meios de pressão, não estando descartada a possibilidade de greve.

 

Fotos: Sindisaúde-RS