Ir para o conteúdo principal

Notícias

Mediação do SINDISAÚDE-RS com FEHOSUL resulta em Convenção Coletiva para cerca de 20 mil trabalhadores

https://www.paeseferreira.com.br/images/342225c2-851a-4430-9200-1a22e91406a6.jpg

 

O SINDISAÚDE-RS participou, no dia 29 de setembro, da nona mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT4 com a Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (FEHOSUL). Raquel Paese e Camila Azevedo, advogadas do nosso Escritório, participaram da sessão, representando a assessoria jurídica do sindicato.

O evento encerrou uma longa trajetória na busca por regulação de direitos através de Convenção Coletiva para beneficiar aproximadamente 20 mil trabalhadores em uma base territorial que abrange mais de 50 municípios do RS.

Entre as conquistas, destaca-se o abono indenizatório de R$ 1.000, a recomposição salarial pelo INPC acumulado em 2025 na data-base e um conjunto de direitos garantidos aos demais segmentos econômicos da base territorial do sindicato.

Raquel Paese destacou a importância da conquista diante até então de uma realidade muito desfavorável aos trabalhadores, com pagamento de salários muito reduzidos nessa região, incompatíveis com o nível de exigência do trabalho na área da saúde:

 — A negociação coletiva pressupõe interesse e disposição das entidades sindicais no sentido de construir normas coletivas que regulem as relações de trabalho entre trabalhadores e empregadores. Ao longo de mais de dez anos, o SINDISAÚDE-RS enfrentou entraves que inviabilizaram as negociações com a FEHOSUL, mas conseguimos superá-los. Estamos muito satisfeitos com este resultado! E foi muito interessante compartilhar com alunos esta experiência, reforçando o papel fundamental dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho."

A mediação ocorreu na Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS) e foi acompanhada pelos alunos da cadeira de Práticas Jurídicas, que puderam vivenciar uma audiência do TRT4 no centro da Universidade.

Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)

Fotos: SINDISAÚDE-RS