Ir para o conteúdo principal

Notícias

Saúde em Canoas: mediações no TRT4 buscam solucionar impasses para trabalhadores

https://www.paeseferreira.com.br/images/mediações saúde canoas.jpeg

Sindicatos de trabalhadores da saúde participaram, no dia 18 de agosto, de mediações no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT4 para solucionar impasses relativos aos profissionais que atuam no Hospital de Pronto Socorro de Canoas - HPSC, no Hospital Universitário e no Hospital Nossa Senhora das Graças. Fernanda Palombini Moralles, advogada do nosso Escritório, participou das sessões representando a assessoria jurídica do SINDISAÚDE-RS e do SINDIFARS.

A primeira delas ocorreu com a Associação Saúde em Movimento - ASM, o Instituto Brasileiro de Saúde, Ensino, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano - IBSAUDE (HPS) e a Associação Beneficente de Canoas - Hospital Nossa Senhora das Graças. Os sindicatos reivindicam o repasse de valores relativos ao 13º salário de 2024 da enfermagem, concessão de folgas decorrentes da adoção da jornada 12x36 e pagamento de parcelas rescisórias de contratos de trabalho do Hospital Universitário, entre outras questões. Em relação ao HPS, há irregularidades no repasse de valores relativos ao piso salarial, atrasos nos pagamentos de salários e férias, além de demissões sem a homologação nos sindicatos (descumprimento de previsão constante em norma coletiva).

A segunda mediação, com o Instituto de Acreditação Hospitalar e Certificação em Saúde (IAHCS), tratou da situação dos mais de 600 trabalhadores do HPSC dispensados após o rompimento do contrato da prefeitura com o Instituto, sem o pagamento das verbas rescisórias e da liberação de guias para saque do FGTS depositado e encaminhamento do seguro desemprego.  

Foi concedido prazo para que as empresas se manifestem quanto às questões apontadas pelos sindicatos. 

Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Fotos: Paese Ferreira/Divulgação