Notícias
Perda de uma chance: TRT4 confirma indenização a trabalhadora que teve promessa de emprego frustrada
A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT4, por unanimidade, manteve indenização por danos morais a trabalhadora, representada pelo nosso Escritório, que teve promessa de emprego frustrada. Os magistrados determinaram, ainda, a majoração, em mais de três vezes, da indenização por danos morais. Renato Kliemann Paese, advogado do nosso Escritório, realizou sustentação oral no Tribunal.
Na ação, foi comprovada a quebra da promessa de contratação por parte da empresa, após já ter noticiado à trabalhadora sua aprovação em processo seletivo. Diante do recebimento de um e-mail de “boas-vindas”, com lista de documentos a serem entregues e data do exame admissional, a profissional pediu demissão do seu emprego.
A empresa alegou que a vaga teria sido “congelada” em razão das enchentes de maio de 2024 no Rio Grande do Sul. No entanto, o comunicado à profissional sobre o “congelamento” da contratação ocorreu muito antes da catástrofe climática.
Foi reconhecido pela Justiça que o caso materializa a doutrina conhecida como "perda de uma chance”, que é quando ocorre frustração de real expectativa criada na celebração de contrato, causando prejuízos morais passíveis de reparação.
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Foto: Freepik.com
-
17/11/2025
Advogado Saulo Nascimento recebe Comenda do Mérito Judiciário do TRT4
-
14/11/2025
Juíza Valdete Severo e advogada Mônica Casartelli abordam terceirização e pejotização no encerramento do Ciclo de Debates 2025
-
19/11/2025
GHC: técnica de enfermagem vítima de assédio moral deve ser indenizada
-
05/11/2025
GHC: trabalhador despedido por justa causa sem prévia realização de processo administrativo deve ser reintegrado
-
29/10/2025
GHC: empregada dispensada durante período de estabilidade acidentária deve ser reintegrada