Ir para o conteúdo principal

Notícias

Ciclo de Debates: segunda edição inicia com palestras de Sérgio Silveira e Atahualpa Blanchet

https://www.paeseferreira.com.br/images/Paese ciclo 1.JPG

 

A segunda edição do Ciclo de Debates "História e Reconstrução dos Direitos Sociais" teve a realização do seu primeiro painel no dia 8 de maio, no auditório do SINDISPREV/RS, em Porto Alegre. Com o tema "Regulação da IA no contexto dos direitos fundamentais”, o evento contou com os palestrantes Atahualpa Fidel Blanchet, pesquisador vinculado ao Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) e integrante do Grupo Transição Digital e Sociedade da PUC-SP, e Sérgio Amadeu da Silveira, Professor associado da Universidade Federal do ABC (UFABC), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005). 

Elisa Torelly, advogada e integrante da Comissão de Formação e Eventos do nosso Escritório, foi a mediadora do debate. Na sua fala de abertura, ela saudou o retorno do evento, que não pôde ser realizado em 2024 em razão da enchente no Rio Grande do Sul: 

- Estamos muito contentes em retomar o nosso Ciclo de Debates. O objetivo de eventos como este é o de expandir nossos horizontes, nos tirar um pouco da rotina de escritório e nos fazer refletir sobre as grandes questões da atualidade.

O primeiro palestrante da noite, Sérgio Amadeu da Silveira, abordou a soberania digital, ou seja, a capacidade de controlar os componentes fundamentais do processo digital:

-  Os dados são o insumo fundamental da Inteligência Artificial e, portanto, precisamos prestar muita atenção na sua regulação, controle e infraestrutura de tratamento. Sem soberania digital, trabalhadores, sindicatos e a sociedade brasileira ficam despreparados nesse processo. 

Atahualpa Fidel Blanchet falou sobre a regulação da Inteligência Artificial e o seu impacto no mundo do trabalho:

– A construção de princípios éticos da Inteligência Artificial responsável está consolidada em uma série de instrumentos internacionais. Precisamos entender de que forma eles se relacionam com as regulações nacionais. A negociação coletiva, por exemplo, tem se tornado um instrumento para contribuir para uma regulação da Inteligência Artificial aplicada ao mundo do trabalho.

Os palestrantes também elogiaram a iniciativa do debate e agradeceram pelo convite.

– Essa iniciativa dos escritórios, de discutir a Inteligência Artificial, é vital para entendermos o contexto global. As tecnologias hoje são os elementos cruciais do poder econômico, político e militar do planeta - reforçou Sérgio Amadeu da Silveira.

– Agradeço a oportunidade, até porque os advogados têm um papel muito importante no que a gente vem chamando de micro regulação da Inteligência Artificial. É fundamental dialogarmos sobre esses temas para que possamos desenvolver estratégias de atuação com relação aos desafios apresentados - destacou Atahualpa Fidel Blanchet.

O Ciclo de Debates: História e Reconstrução dos Direitos Sociais é uma promoção do nosso Escritório, em parceria com Rosa, Cunha, Schneider & Monteiro Advocacia; Camargo, Catita, Maineri, Advogados; e Advocacia Fontana.

Texto e fotos: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)