Notícias
Saúde do Trabalhador: Brasil tem o maior número de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão dos últimos 10 anos

De acordo com dados recentes divulgados pelo Ministério da Previdência Social, o Brasil teve o maior número de afastamentos do trabalho por ansiedade e depressão dos últimos 10 anos, totalizando mais de 470 mil licenças médicas concedidas somente em 2024, o que significa um aumento de 68% comparado com 2023. Apenas no Rio Grande do Sul, o número de afastamentos chegou a 18 mil.
Para os especialistas, este panorama é impulsionado tanto por situações estressantes vivenciadas no mercado de trabalho, quanto por sequelas deixadas pela Pandemia. No caso do Rio Grande do Sul, acrescenta-se os transtornos causados pelas enchentes de abril e maio do ano passado.
A questão, que já é tratada como crise de saúde mental, levou o Governo Federal a atualizar a Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que passa a determinar a identificação e avaliação dos riscos ocupacionais relativos à saúde mental, denominados riscos psicossociais, no ambiente de trabalho.
O tema deverá ser fiscalizado pelas empresas e pode, inclusive, render multa, caso sejam identificadas questões como: metas excessivas, jornadas extensas, assédio moral, ausência de suporte, condições precárias de trabalho, dentre outras situações, que podem causar grave estresse emocional e potencializar a necessidade de mais afastamentos do trabalho.
Caso sejam identificados riscos psicossociais, as empresas deverão adotar medidas preventivas e corretivas para reduzir os riscos identificados, incluindo reorganização do trabalho e mediação de conflitos interpessoais. Empresas de teleatendimento, bancos e estabelecimentos de saúde são prioridades por conta do alto índice de adoecimento mental.
Texto: Advogada Aline Rennhack Panizzutti, com informações do Ministério da Previdência Social
Foto: Freepik.com
-
27/08/2025
Hospital Santo Antônio: insalubridade máxima para trabalhadores da unidade de internação do sexto andar
-
27/08/2025
Saúde em Canoas: mediações no TRT4 buscam solucionar impasses para trabalhadores
-
28/08/2025
TRT4 determina reenquadramento funcional de auxiliar de banco de sangue e pagamento de diferenças salariais
-
21/08/2025
Justiça determina redução de jornada para trabalhadora cuidar da filha prematura
-
18/08/2025
HCPA: TRT4 mantém reversão de justa causa de trabalhador acusado de assédio sexual