Notícias
Paese Ferreira conquista na Justiça reintegração de enfermeira demitida por ter participado de reuniões sindicais

Uma enfermeira da Unimed Porto Alegre, representada pelo nosso Escritório, conquistou na Justiça a reintegração ao emprego, após ser despedida por ter participado de reuniões sindicais. Além da nulidade da dispensa, determinando a manutenção da funcionária no emprego e o restabelecimento do plano de saúde, a empresa foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais.
- A decisão reforça a importância do respeito aos direitos trabalhistas e sindicais, bem como a proibição de práticas discriminatórias no ambiente de trabalho - destaca Saulo Nascimento, advogado do nosso Escritório responsável pela ação.
A Juíza determinou, ainda, a expedição de ofícios ao Ministério Público do Trabalho e aos sindicatos da categoria para tomarem as providências cabíveis diante da conduta antissindical da empresa. O SERGS já tomou providências e ingressou com ação coletiva pedindo a fixação de indenização por dano moral coletivo, uma vez que a dispensa de uma trabalhadora por participar de reuniões do sindicato é um ato antissindical atentatório aos direitos de toda a categoria. Cabe recurso da decisão.
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Foto: Freepik.com
-
06/10/2025
Licença-maternidade em internações prolongadas: conheça a nova lei
-
03/10/2025
Mediação do SINDISAÚDE-RS com FEHOSUL resulta em Convenção Coletiva para cerca de 20 mil trabalhadores
-
22/09/2025
Redução de jornada: trabalhadora conquista direito na Justiça para cuidar de filho com deficiência
-
28/08/2025
TRT4 determina reenquadramento funcional de auxiliar de banco de sangue e pagamento de diferenças salariais
-
21/08/2025
Justiça determina redução de jornada para trabalhadora cuidar da filha prematura