Notícias
Mediação no TRT4 com SINDIBERF/RS avança na garantia de recomposição salarial

Em nova mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT4, no dia 16 de janeiro, envolvendo o SINDIBERF/RS - representante dos hospitais filantrópicos da capital e bases do interior - o SINDISAÚDE-RS (categoria majoritária), o SERGS (enfermeiros), o SINDIFARS (farmacêuticos) e o SINDITEST-RS (técnicos de segurança do trabalho), ocorreram avanços para os trabalhadores da saúde. Os quatro sindicatos representantes das categorias profissionais da saúde propuseram a mediação no primeiro semestre de 2023, com a finalidade de obter o reajuste salarial/23 e uma forma de compensação pela não retroatividade dos reajustes salariais às datas-bases no período da pandemia.
A sessão foi mediada pelo vice-presidente do TRT4, desembargador Alexandre Correa da Cruz, com participação da juíza-auxiliar Mariana Piccoli Lerina, e do procurador regional do trabalho, Marcelo Goulart. Os sindicatos profissionais foram representados por seus diretores e assessorados pela advogada do nosso escritório, Raquel Paese.
Alguns resultados positivos foram obtidos ao longo do processo, como a definição de um reajuste de 4% para enfermeiros e farmacêuticos (INPC 3,83%) e de 4,5% para a categoria majoritária e técnicos de segurança do trabalho (INPC 4,36%). Os hospitais que ainda não implementaram estes reajustes deverão fazê-lo retroativamente a novembro/23.
Em relação aos demais pontos, a patronal comprometeu-se a submeter a seus representados a proposta construída pelos mediadores, com a concordância dos sindicatos profissionais, que contempla garantia de reajuste salarial pelo INPC integral acumulado nas datas-bases 2024, além de aumento compensatório.
Ficou designada próxima sessão para o dia 29 de janeiro.
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Foto: Valmor Guedes/SINDISAÚDE
-
28/04/2025
Adoecimento mental no trabalho
-
24/04/2025
Advogado Saulo Nascimento encerra seu mandato na presidência da AGETRA
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal
-
10/04/2025
GHC: TST reconhece estabilidade de gestante em contrato a prazo determinado