Notícias
Correios: TST determina restabelecimento de gratificação para carteiro readaptado após acidente

O Tribunal Superior do Trabalho - TST, por unanimidade, determinou que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT restabeleça o pagamento de gratificação a um carteiro, representado pelo nosso Escritório, que, após sofrer acidente de motocicleta, foi readaptado para função interna. Segundo o colegiado, a supressão da parcela fere o princípio da irredutibilidade salarial.
Ao receber alta do INSS, o carteiro foi reabilitado internamente e passou a exercer o cargo de Agente de Correios - Atividade Suporte, em razão da recomendação de que não realizasse atividades que exigissem ficar muito tempo de pé, caminhar demais e carregar peso. Com isso, o adicional que recebia há anos parou de ser pago.
Ao analisar o caso, a Quinta Turma do TST entendeu por restabelecer o pagamento da parcela, com base na jurisprudência de que a reabilitação não pode implicar redução salarial. A supressão, de acordo com o entendimento do Tribunal, afronta os princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da irredutibilidade salarial.
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429), com informações do TST
Imagem: Reprodução site TST
-
28/04/2025
Adoecimento mental no trabalho
-
24/04/2025
Advogado Saulo Nascimento encerra seu mandato na presidência da AGETRA
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal
-
10/04/2025
GHC: TST reconhece estabilidade de gestante em contrato a prazo determinado