Notícias
Servidor estadual e municipal responsável por pessoa com deficiência tem direito a jornada reduzida

O Supremo Tribunal Federal - STF decidiu, por unanimidade, que servidores estaduais e municipais responsáveis por pessoas com deficiência têm direito à jornada reduzida, assim como já é garantido aos servidores federais, por meio da Lei 8.112/90, sem necessidade de compensação de horário ou redução de vencimentos. A decisão foi tomada no julgamento do Recurso Extraordinário 1237867, com repercussão geral reconhecida (Tema 1.097).
O recurso foi interposto por uma servidora pública estadual contra decisão do TJ/SP que havia negado a ela o direito de ter sua jornada de trabalho reduzida em 50% para que pudesse cuidar da filha com Transtorno do Espectro Autista. O TJ/SP fundamentou seu entendimento na ausência de previsão legal desse direito.
O relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, destacou que é plenamente legítima a aplicação da lei federal aos servidores de estados e municípios, diante do princípio da igualdade substancial, previsto na Constituição Federal e na Convenção Internacional sobre o Direito das Pessoas com Deficiência.
Foto: Freepik.com
-
21/07/2025
Advogado Saulo Nascimento participa de evento sobre o novo Código de Processo Civil na administração da Justiça
-
18/07/2025
Hospital São José: insalubridade para auxiliares de suprimento das farmácias
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego
-
23/07/2025
HCPA: enfermeiro deve ser reintegrado após dispensa durante licença médica