Notícias
Supremo decide neste ano como ficará a desaposentação
A ação de revisão de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desenvolvida pelo escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados é objeto de análise e votação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) deverá ter o julgamento concluído neste ano.
O instituto da desaposentação, discutido nos Recursos Extraordinários (RE) 381367 e 661256, já recebeu o voto favorável do ministro relator Marco Aurélio de Mello em 16 de setembro de 2010. O ministro relator reconheceu a possibilidade de revisar a aposentadoria com a utilização das contribuições vertidas após o jubilamento, sem a necessidade de devolução dos valores recebidos no curso da aposentadoria, informa Cristiano Ohlweiler Ferreira, advogado responsável pela ação judicial que, em Brasília é acompanhada pelo escritório parceiro Alino & Roberto Advogados Associados.
Se a desaposentação for declarada válida passará a ser possível a revisão do salário de aposentadoria para incluir as contribuições recolhidas após a jubilação (aposentadoria). Em sendo vitoriosa a demanda, será possível a todos os aposentados que continuaram vertendo contribuição previdenciária para o INSS, após a concessão da sua aposentadoria, a revisão do seu salário de aposentadoria. A demanda desenvolvida pelo escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados servirá de parâmetro de jurisprudência para toda a Justiça brasileira. No ano passado, o Plenário Virtual do STF reconheceu a existência de repercussão geral na questão constitucional discutida no RE 661256. O RE 381367 teve seu julgamento iniciado pelo Plenário da Corte em setembro de 2010, mas foi suspenso por pedido de vista do ministro Dias Toffoli.
-
21/07/2025
Advogado Saulo Nascimento participa de evento sobre o novo Código de Processo Civil na administração da Justiça
-
18/07/2025
Hospital São José: insalubridade para auxiliares de suprimento das farmácias
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego
-
23/07/2025
HCPA: enfermeiro deve ser reintegrado após dispensa durante licença médica