Notícias
Livro sobre relações de trabalho e desmonte do Estado conta com artigo de advogados
Ocorreu, nos dias 6/11 e 7/11, no Rio de Janeiro, o lançamento do livro "Estratégias autoritárias do Estado empregador: assédio e resistências", organizado pelo Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos - CNASP, em parceria com a Universidade Federal do RJ e a Universidade do Paraná, com apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ e da CAPES. Reunindo artigos de diferentes autores, entre eles advogados, professores e pesquisadores de diversas universidades, a obra trata, sob diversos aspectos, de violações à saúde e à vida privada de trabalhadores e trabalhadoras brasileiras. Os advogados do Escritório Paese, Ferreira, Elisa Torelly, Thiago Cecchini Brunetto e Tiago Gornicki Schneider são autores de um dos artigos da publicação, que aborda a necessidade de se observar o devido processo legislativo, viabilizando a discussão necessária tanto à aprovação como à rejeição de eventuais medidas que reestruturam a máquina administrativa, tendo como exemplo a série de processos para extinção de órgãos públicos encaminhados no final de 2016 pelo Governo do Rio Grande do Sul.
O evento de lançamento aconteceu na OAB Rio de Janeiro e na UFRJ e teve a presença das advogadas Camila Menoncin e Elisa Torelly, que foi mediadora da palestra de Flávio Batista (FD/USP). Ao longo dos dois dias, foram ministradas diversas palestras sobre os temas abordados no livro, como a tensão permanente que a classe trabalhadora, em especial no serviço público, está submetida.
Todos os autores da obra colaboraram gratuitamente, sem intenção de lucro. O livro "Estratégias autoritárias do Estado empregador: assédio e resistências” está disponível online para todos os interessados.
-
11/12/2025
Escritório participa do VII Seminário Nacional de Direito Previdenciário
-
11/12/2025
Escritório prestigia posse da nova diretoria do TRT4
-
09/12/2025
Isenção do IR para gaúchos: mais de 1,2 milhão serão beneficiados
-
03/12/2025
TRF4 anula demissão de servidor demitido do INSS por desídia
-
26/11/2025
GHC deve reincluir candidata na listagem das cotas raciais e reservar vaga em concurso público