Notícias
Indenização a anistiado político
Um anistiado político obteve – por decisão da Primeira Instância da Justiça Federal do Rio Grande do Sul, em ação patrocinada pelo escritório Paese, Ferreira e Advogados Associados – o reconhecimento do direito à indenização por danos morais e materiais.
O autor da ação foi preso duas vezes na década de 70, sofrendo torturas físicas e psicológicas. Além disso, acabou perdendo o vínculo empregatício que mantinha com uma fundação de saúde federal. Por tal razão, solicitou à Comissão de Anistia o deferimento do benefício previsto na Lei nº 10.559/2002, a qual regulamenta o art. 8º do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, que, por sua vez, concede anistia aos que sofreram perseguição política entre 1946 e outubro de 1988.
A Comissão de Anistia, em que pese tenha reconhecido a condição de anistiado, limitou-se a deferir uma prestação única, proporcional ao período que o mesmo sofrera perseguição política, considerando, como tal, o tempo transcorrido entre a primeira prisão e a soltura da segunda prisão.
A decisão judicial, em que pese tenha afastado o pedido de pensionamento vitalício, ampliou o período considerado como de perseguição política, aumentando, assim, proporcionalmente a prestação única concedida. Da mesma forma, reconheceu a ocorrência de danos morais por todo o conjunto de fatos ocorridos, desde as prisões indevidas até a tortura sofrida. A sentença terá, ainda, o seu mérito reapreciado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, podendo ser objeto de outros recursos.
-
21/07/2025
Advogado Saulo Nascimento participa de evento sobre o novo Código de Processo Civil na administração da Justiça
-
18/07/2025
Hospital São José: insalubridade para auxiliares de suprimento das farmácias
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego
-
23/07/2025
HCPA: enfermeiro deve ser reintegrado após dispensa durante licença médica