Notícias
Escritório promove evento sobre a Reforma Trabalhista e o seu impacto sobre a classe trabalhadora
Os escritórios Paese, Ferreira & Advogados Associados, Castro, Osório, Pedrassani & Advogados Associados e Antônio Vicente Martins Advogados Associados promoveram, no dia 22/05/2017, uma palestra sobre a reforma trabalhista e o seu impacto sobre a classe trabalhadora. A advogada Paula Nocchi Martins, vinculada ao escritório Antônio Vicente Martins Advogados Associados, foi a expositora,e a coordenação de mesa ficou a cargo do advogado Rafael Graziani de Souza Mello Lopes, do Escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados.
O tom de crítica à reforma trabalhista proposta foi a tônica da expositora, que dividiu a sua fala em cinco pontos centrais: (I) jornada de trabalho, (II) modalidades de contrato de trabalho, (III) remuneração, (IV) representação sindical e (IV) acesso à justiça. O prejuízo à classe trabalhadora – enganada pela propaganda de que a reforma aumentará a oferta de emprego – é notório a partir das diversas alterações propostas para a CLT, de acordo com a advogada:
– É uma falácia dizer que aumentará o número de empregos no país com a aprovação da reforma. Isso porque o próprio conceito de emprego muda com a reforma, passando este a ser um vínculo entre empregado e empregador sem qualquer garantia de direitos mais efetiva para o trabalhador. O aumento quantitativo de carteiras assinadas não significará o aumento de número de empregos como o concebemos hoje, mas sim o aumento de trabalhos precarizados, mesmo que formalizados – defende Paula.
Ao final da exposição, foi proposto um amplo debate entre os presentes, em que destacada a urgência na adoção de medidas contra qualquer ato que implique em retrocesso social e em afronta às garantias trabalhistas conquistadas após anos de luta e hoje asseguradas na legislação trabalhista e na Constituição Federal.
Texto e fotos: Rafael Graziani de Souza Mello Lopes
-
08/05/2025
Fraude no INSS
-
02/05/2025
Escritório participa de seminário do SINPRECE no Ceará
-
07/05/2025
TRF4 condena INSS a indenizar servidor vítima de acidente de trabalho
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal