Notícias
Justiça autoriza uso de força policial para reintegração de posse da ocupação Lanceiros Negros
A 7ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre autorizou nesta segunda-feira (12) a utilização de força policial para a reintegração de posse da ocupação Lanceiros Negros, localizada desde o final de 2015 em um prédio pertencente ao Estado do RS na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, no Centro de Porto Alegre. Em sua decisão, o juiz que autorizou a reintegração determinou que a ação policial ocorra em um dia de feriado ou do final de semana, em razão do grande movimento que há na região durante a semana.
Em postagem no Facebook, representantes da ocupação prometem resistir ao despejo e convocou apoiadores a participarem de um ato de apoio aos moradores na tarde desta terça-feira (13). “Acaba de ser expedido um mandado de reintegração de posse em CARÁTER DE URGÊNCIA com USO DA FORÇA POLICIAL, ou seja, a Brigada Militar está autorizada a usar todo o seu aparato repressor para jogar famílias e crianças nas ruas frias de Porto Alegre”, diz a postagem.
A Brigada Militar ainda foi notificada da decisão e informa que não há data definida para que a ação de reintegração de posse seja realizada.
Maio de 2016
A Lanceiros Negros surgiu em novembro de 2015, quando pelo menos 70 famílias ocuparam o prédio do governo do Estado que estava abandonada há anos. Imediatamente, o governo de José Ivo Sartori entrou na Justiça para garantir a reintegração de posse. Após idas e vindas de uma disputa judicial, o governo conseguiu autorização para levar a cabo a reintegração de posse, marcada para 23 de maio de 2016. A Brigada Militar montou, então, um verdadeiro aparato de guerra, bloqueando todos os acessos ao prédio na madrugada do dia 24, mas, no início da manhã, uma liminar obtida determinou a suspensão do processo e a mediação pelo Ministério Público.
Fonte: Sul21
Fotos: Joana Berwanger/Sul21
Data original de publicação: 13/06/2017
-
05/08/2025
Advogados Ingrid Birnfeld e Saulo Nascimento receberão Comenda Oswaldo Vergara
-
25/07/2025
Protagonismo da Mulher Negra
-
07/08/2025
TRT4 reconhece COVID-19 como doença ocupacional
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego