Ir para o conteúdo principal

Notícias

Estado paga o menor reajuste em 2017 entre os cinco estados que possuem mínimo regional

Os trabalhadores gaúchos possuem o menor índice de reajuste salarial em comparação com os outros quatro estados que também pagam o salário mínimo regional. O percentual de 6,48% aprovado pela Assembleia Legislativa e sancionado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB), ficou atrás dos outros quatro estados, além de ter sido menor do que a variação do INPC em 2016.

Com o reajuste, as cinco faixas salariais gaúchas variam de R$ 1.175,15 a R$ 1.489,24. O Rio de Janeiro obteve o maior reajuste entre os cinco estados (8%), seguido de São Paulo (7,62%), Santa Catarina (6,84%) e Paraná (6,51%).

De acordo com estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o reajuste de Sartori ficou também abaixo da média dos demais estados, que foi de 7,09%.

“Pela segunda vez na história do mínimo regional, o percentual aprovado fica abaixo da inflação”, salienta o secretário de Relações do Trabalho da CUT-RS, Antônio Güntzel. A primeira vez foi no ano passado. “Além de arrochar e não pagar em dia os servidores públicos, Sartori não repõe as perdas inflacionárias ao mínimo regional, prejudicando cerca de 1,3 milhão de trabalhadores”, critica.

Fonte: Sul21
Foto: Maia Rubim/Sul21
Data original de publicação: 16/05/2017