Notícias
Câmara Federal aprova ampliação do aviso prévio
Em votação simbólica e tempo recorde, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira (21/09), a ampliação do aviso prévio pago ao trabalhador demitido dos atuais 30 dias para até 90 dias. A medida estava travada na Casa havia mais de 15 anos. O Projeto de Lei 3.941/89, que já havia passado pelo crivo do Senado, seguirá para sanção presidencial. O trabalhador que é demitido hoje cumpre aviso prévio de um mês, independentemente do tempo de serviço.
Com a nova medida, a indenização passa a ser proporcional aos anos de trabalho. Quem tiver um ano completo na ativa cumprirá 30 dias de aviso prévio e, para cada ano adicional passado na empresa, o aviso prévio contará mais três dias por ano até o novo limite estabelecido. O aviso custa às empresas o valor do salário efetivo do trabalhador, incluindo horas extras, adicionais e repouso remunerado. Não inclui benefícios sociais, como pagamento de plano de saúde. Um acordo de líderes da Câmara pôs fim à polêmica, embora o projeto de lei tivesse substitutivos em diversas comissões do Legislativo.
Fontes da Informação:
Folha de São Paulo Edição 22 de Setembro, Jornal Zero Hora, 22 de setembro e Portal click de informação (http://portalclick.com.br/portalclick/23/09/2011/camara-aprova-aviso-previo-proporcional/)
-
11/12/2025
Escritório participa do VII Seminário Nacional de Direito Previdenciário
-
11/12/2025
Escritório prestigia posse da nova diretoria do TRT4
-
18/12/2025
Municipários da saúde: TJRS uniformiza entendimento que garante revisão judicial de laudos administrativos de insalubridade
-
17/12/2025
GHC: hospital deve fornecer vale-transporte integral à trabalhadora residente fora de POA
-
16/12/2025
Supremo Tribunal Federal forma maioria para reconhecer racismo estrutural