Notícias
TRT-RS inaugura a exposição "Direitos Humanos: Mulher, Trabalho e Justiça"
O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS) inaugurou nesta quarta-feira (13/07) a exposição "Direitos Humanos: Mulher, Trabalho e Justiça". A mostra traz uma releitura de exposições sobre o tema feitas na Justiça Federal, e foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), a Câmara Municipal de Porto Alegre e a Seção Judiciária do RS da Justiça Federal.
A exposição é composta pela série de pinturas "Até que a morte nos separe" (da artista plástica Graça Craidy), pelo painel "Mulheres: resistência e cultura" (dos historiadores Adriana Bednarz e Mario Roberto Corrêa), e pelas séries "O Gênero Feminino – Participação no Processo Eleitoral" (do TRE) e "Histórias do Trabalhador e da Mulher" (da Câmara Municipal de Porto Alegre). Também estão expostos processos judiciais históricos que abordam o tema dos direitos das mulheres.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da presidente do TRT-RS, desembargadora Beatriz Renck. "Esse rico conjunto documental trata de temas de extrema relevância, que continuam recorrentes nos dias atuais", analisou a magistrada. A artista plástica Graça Craidy também participou do evento. Seus quadros abordam o tema do feminicídio e retratam mulheres vítimas do crime. "Meu objetivo foi utilizar a arte para retirar essas imagens das páginas policiais dos noticiários e trazê-las para um espaço de reflexão sobre o problema", declarou.
A organização da exposição ficou a cargo do Memorial da Justiça do Trabalho da 4ª Região. A mostra fica em cartaz no Prédio Sede do TRT-RS (Av. Praia de Belas, 1.100) até o dia 12 de agosto.
Fonte: TRT4
Data original de publicação: 13/07/2016
-
05/08/2025
Advogados Ingrid Birnfeld e Saulo Nascimento receberão Comenda Oswaldo Vergara
-
25/07/2025
Protagonismo da Mulher Negra
-
07/08/2025
TRT4 reconhece COVID-19 como doença ocupacional
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego