Notícias
Carta explica para a população as razões da greve dos bancários
Quando os trabalhadores de setores estratégicos da sociedade paralisam suas atividades em busca de melhores salários e condições de trabalho como fazem os bancários neste momento é comum uma guerra de informações que objetiva jogar a população contra os trabalhadores grevistas. Para combater esta estratégia, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), filiada à Central Única dos Trabalhadores (CUT) emitiu uma carta aberta à população esclarecendo as principais causas da paralisação, envolvendo os bancários brasileiros.
O documento que está sendo distribuído em todo o País (que você pode ler na íntegra clicando aqui) revela dados importante que são omitidos da população em geral como o fato de os grandes bancos terem lucrado mais de R$ 27, bilhões no primeiro semestre deste ano.
Apesar dos ganhos extraordinários a categoria de trabalhadores que movimenta todo o serviço bancário do Brasil recebeu uma proposta de reajuste que representa de forma concreta apenas 0,56% de aumento real. A carta denuncia ainda que os altos executivos das redes bancárias vivem outra realidade com salários 400 vezes maior que o piso dos trabalhadores do setor.
Além disso, a carta lembra a população que no Brasil vigoram as mais elevadas taxas e tarifas bancárias do mundo e ainda que são modestos os investimentos em segurança que visam proteger à vida dos trabalhadores.
Antes de finalizar, o documento pede a compreensão da população pelas dificuldades que enfrentarão durante os dias de greve, mas salienta que não restou outra alternativa aos trabalhadores que a não fosse a interrupção dos serviços diante da falta de diálogo e negociação dos banqueiros.
-
21/07/2025
Advogado Saulo Nascimento participa de evento sobre o novo Código de Processo Civil na administração da Justiça
-
18/07/2025
Hospital São José: insalubridade para auxiliares de suprimento das farmácias
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego
-
23/07/2025
HCPA: enfermeiro deve ser reintegrado após dispensa durante licença médica