Notícias
Advogadas do Escritório participam de ação de divulgação dos direitos das Domésticas
As advogadas Raquel Paese e Camila Azevedo, do Escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados, estiveram nesta terça-feira (26), véspera do Dia Nacional das Empregadas Domésticas, na Estação Mercado da Trensurb, a convite da ONG Themis, respondendo dúvidas e distribuindo material gráfico a respeito das leis e benefícios voltados para essas trabalhadoras.
A Estação Themis, iniciativa da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, consistiu em um espaço onde as usuárias do metrô puderam tirar dúvidas a respeito das leis trabalhistas voltadas às domésticas. Na ação, foi distribuído material gráfico com o resumo da Lei Complementar nº 150 de 2015, que dispõe sobre as regras de contratação de trabalho doméstico.
A coordenadora do projeto, Michele Savicki, descreve que o foco da ação é a divulgação de informação:
– Por isso escolhemos a Trensurb para esse projeto, porque aqui passam muitas pessoas.
Além disso, para Michele, o trem “simboliza o trabalho das domésticas, por ser um transporte muito usado por elas”.
Gerlaine Leopoldina, moradora do município de Canoas e usuária do sistema metroviário, acredita que a ação é importante, porque “quando ocorre em local público, leva informação para muitas pessoas que não têm conhecimento sobre o assunto”.
Busca pela igualdade
Sistematicamente, a Trensurb participa de campanhas e atividades pela igualdade de gênero e o fim da violência contra as mulheres. Em 2013, a empresa formou um grupo de trabalho com o objetivo de discutir e expandir, no ambiente da Trensurb, a promoção da igualdade de gênero e a prevenção e o combate a todas as formas de violência contra as mulheres. No mesmo ano, a estatal aderiu ao Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça (Proger), iniciativa do governo federal que busca promover a igualdade de oportunidades e de tratamento entre homens e mulheres, e diferentes raças e etnias por meio do desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e nas culturas organizacionais.
Fonte: Trensurb
Foto: Lucas Quadros/Trensurb
Data original de publicação: 26/04/2016
-
12/05/2025
Advogado Glênio Ferreira participa de evento da AGASAI
-
08/05/2025
Fraude no INSS
-
07/05/2025
TRF4 condena INSS a indenizar servidor vítima de acidente de trabalho
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal