Notícias
Escritório obtém importante vitória na Justiça Federal para servidora que contraiu Hepatite C em acidente de trabalho
A Justiça Federal do Rio Grande do Sul condenou a União e o Município de Porto Alegre ao pagamento de indenização por danos morais à servidora pública que, em virtude de acidente de trabalho, foi contaminada com o vírus da Hepatite C. Representada pelo Escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados, a servidora aposentada no cargo de auxiliar de enfermagem do Ministério da Saúde receberá indenização no valor de R$ 50 mil reais.
A funcionária estava cedida ao Município, prestando serviços no Hospital Presidente Vargas, quando se feriu com agulha ao fazer coleta de sangue em paciente diagnosticado soropositivo e com HCV. Através do processo judicial e de laudo pericial, foi comprovado que o acidente ocorreu por falta de material adequado para a coleta de sangue no hospital.
Em decorrência da contaminação por Hepatite C, a servidora foi submetida à vários exames e tratamentos, durante dois anos, ocasionando diversos efeitos colaterais, com repercussão na sua vida pessoal e profissional. Além disso, precisou fazer tratamento psiquiátrico e uso de medicamento antidepressivo.
Na sentença, foi destacado o abalo físico e emocional sofrido pela servidora, em razão da omissão do poder público no fornecimento de equipamentos adequados para a boa prestação do serviço público de saúde, buscando-se através de indenização um efeito educativo. Cabe recurso da decisão.
Texto: Christiane Matos/Comunicare Assessoria
-
12/05/2025
Advogado Glênio Ferreira participa de evento da AGASAI
-
08/05/2025
Fraude no INSS
-
07/05/2025
TRF4 condena INSS a indenizar servidor vítima de acidente de trabalho
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal