Ir para o conteúdo principal

Notícias

TRT4 inaugura exposição sobre a história da Magistratura Trabalhista gaúcha

Foi inaugurada nesta segunda-feira (23), no saguão do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), a exposição “Magistratura Trabalhista Gaúcha – Origem e Trajetória”. A mostra ficará em exibição até 11 de dezembro deste ano e integra a “Série Registros”, do Memorial da Justiça do Trabalho no Rio Grande do Sul. A solenidade de abertura da exposição foi prestigiada por magistrados, servidores, advogados e convidados.

A mostra é composta por painéis ilustrados sobre a história da magistratura trabalhista gaúcha, além de objetos, documentos e de um vídeo com entrevistas feitas com 31 juízes e desembargadores. Dentre os documentos expostos, destaque para o processo número 001 da Justiça do Trabalho gaúcha. A ação foi distribuída em 1938 – quando a Justiça do Trabalho era vinculada ao Poder Executivo, no Ministério do Trabalho e Emprego) – e autuada em 29 de maio de 1941, dias após a criação do Judiciário Trabalhista, no governo Getúlio Vargas. Já o vídeo da exposição, projetado em uma das paredes do saguão do TRT-RS, é o trailer de um documentário previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2016. Assista ao trailer clicando aqui

Em pronunciamento na solenidade de inauguração da mostra, o desembargador João Paulo Lucena, integrante da Comissão Coordenadora do Memorial, afirmou que a “Série Registros” traz um complemento inestimável ao acervo da unidade. A série, aberta no último mês de abril, com a exposição alusiva à história da advocacia trabalhista gaúcha, ainda terá, nos próximos anos, exposições sobre a trajetória dos membros do Ministério Público do Trabalho e dos servidores do TRT da 4ª Região. Conforme o magistrado, os depoimentos dos entrevistados contam não apenas histórias de vida pessoais, com passagens felizes e dramáticas, mas também revelam épocas vividas pelo Brasil, como a Ditadura Militar. “Muitos se emocionaram ao conceder a entrevista e isso torna nosso trabalho muito gratificante. Resgatamos emoções que constroem e reforçam laços, e esse é o nosso objetivo principal”, destacou o desembargador. Também são membros titulares da Comissão Coordenadora do Memorial a juíza do Trabalho Anita Lübbe e a desembargadora aposentada Denise Maria de Barros. O coordenador do Memorial é o servidor Maurício Agliardi.

A presidente do TRT-RS, desembargadora Cleusa Regina Halfen, ressaltou a importância deste trabalho desenvolvido pela unidade. “Esta série de ações do Memorial tem o objetivo de resgatar a história da Justiça do Trabalho, por meio de registros documentais e verbais, valorizando especialmente o nosso imprescindível patrimônio humano”, disse Cleusa.

A Série Registros é vinculada à conquista do selo “Memória do Mundo”, concedido pela Unesco, o qual atribui a condição de Patrimônio da Humanidade aos processos trabalhistas da 4ª Região datados de 1935 a 2000. O conteúdo das entrevistas captadas para a série compreende exatamente esse período.

Em determinado momento da solenidade, o desebargador Lucena e a juíza Anita Lübbe entregaram cópias do primeiro processo da Justiça do Trabalho gaúcha à presidente Cleusa Halfen e ao presidente da Amatra IV, juiz Rubens Fernando Clamer dos Santos Júnior.

Fonte: TRT4

Texto: Gabriel Borges Fortes

Fotos: Inácio do Canto (Secom/TRT4)