Notícias
Assédio moral na administração pública: Escritório participará de evento na UFRGS
O assédio moral em empresas ocorre com frequência e a prática do crime fortalece a discriminação, a degradação das relações pessoais e de trabalho e, ainda, causa doenças. Inúmeras ações judiciais são movidas anualmente denunciando a prática nas instituições privadas. Mas quando o assédio existe nas instituições públicas, o que ocorre com as ações, tendo em vista que quem julga é o próprio poder público? Como a administração pública pode (e deve) tratar o problema antes da judicialização? Como os sindicatos devem agir?
Preocupado com a gravidade do problema, o Escritório Paese, Ferreira & Advogados Associados, através do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores Públicos (CNASP), está, juntamente com cerca de vinte entidades, engajado na organização do II Seminário Estado Poder e Assédio: relações de trabalho na administração pública. O evento, a ser realizado em 4 de novembro de 2015, das 8h às 18h30, em Porto Alegre, no Salão de Atos da UFRGS, tem o objetivo de contribuir com a formação e capacitação de estudantes, servidores, gestores públicos, dirigentes sindicais e profissionais das áreas jurídica e da saúde para o enfrentamento de situações de assédio e violência psicológica no setor público. Com especialistas do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros, a ideia é debater o exercício do poder pelos agentes públicos em todas suas esferas e Poderes e as consequências disso nas relações entre as pessoas.
A 2ª Mesa, intitulada “A prova do assédio moral” e prevista para as 10h30, contará com a participação de advogados do escritório: Marcelo Lipert será o debatedor, destacando emblemática ação judicial em que atuou, específica sobre assédio moral no serviço público, e Marí Agazzi coordenará a mesa. O painel em questão contará com as palestras de Valdete Souto Severo (Juíza do Trabalho – TRT da 4ª Região) e Mayte Raya Amazarray (Professora da UFCSPA), e com o depoimento de servidora municipária vítima de assédio.
O seminário é válido como curso de extensão e capacitação de técnicos e docentes de instituições federais de ensino. As inscrições estão abertas (são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 2 de novembro através do site do evento). Para emissão do certificado de presença, os interessados devem pagar uma taxa de R$ 4,00.
Confira a programação e maiores informações acessando o site www.seminarioassediomoral.com.br e curtindo a página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/seminarioassediomoral.
O Salão de Atos da UFRGS fica na Rua Paulo da Gama, 110.
Fonte: www.seminarioassediomoral.com.br.
-
12/05/2025
Advogado Glênio Ferreira participa de evento da AGASAI
-
08/05/2025
Fraude no INSS
-
07/05/2025
TRF4 condena INSS a indenizar servidor vítima de acidente de trabalho
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal