Notícias
Curso promove reflexões sobre os princípios e a evolução do Direito do Trabalho
Nosso Escritório, em parceria com o Escritório Castro, Osório & Pedrassani Advogados, iniciou, em agosto último, um Curso de Direito do Trabalho, com o objetivo de promover encontros que nos permitam sair um pouco da rotina e estabelecer reflexões mais profundas sobre e para além da nossa área de atuação, bem como de qualificar os advogados e estagiários de ambas as equipes. Para tanto, foram convidados profissionais que são referência nas suas áreas de atuação.
A primeira aula foi ministrada por Magda Barros Biavaschi, desembargadora aposentada do TRT da 4ª Região, doutora e pós-doutora em Economia Aplicada pela UNICAMP/SP e pesquisadora e professora do CESIT/UNICAMP, e tratou da evolução histórica do Direito do Trabalho. Magda Biavaschi fez um apanhado histórico desde a Revolução Francesa até os dias atuais, numa exposição que teve como viés o processo de construção (estabelecimento das garantias) e desconstrução (flexibilização) do Direito de Trabalho.
Na última sexta-feira (11/09), ocorreu a aula de Paulo Orval Rodrigues, também desembargador aposentado do TRT da 4ª Região e professor universitário e da FEMARGS. O encontro tratou sobre os princípios de direito individual e coletivo do trabalho. Paulo Orval, dentre diversos aspectos abordados, ressaltou que, na sua opinião, a Súmula nº 294 do TST é o fundamento maior de exclusão dos direitos dos trabalhadores no Brasil, exatamente pelo prazo prescricional de cinco anos que estabelece.
Essas primeiras aulas foram prestigiadas por um público numeroso e bastante atento, agraciado pelos conhecimento sistemático, perspicácia e carisma dos palestrantes.
Aos queridos Magda e Paulo, nosso muito obrigado. Nos sentimos muito agraciados com a lucidez e ensinamentos de vocês. Voltem!
-
05/08/2025
Advogados Ingrid Birnfeld e Saulo Nascimento receberão Comenda Oswaldo Vergara
-
25/07/2025
Protagonismo da Mulher Negra
-
07/08/2025
TRT4 reconhece COVID-19 como doença ocupacional
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego