Ir para o conteúdo principal

Notícias

Teto das aposentadorias do INSS deve passar para 5 mil reais em 2016

O valor máximo das aposentadorias e pensões pagas pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) poderá chegar a 5.054,48 reais no ano que vem.

A previsão faz parte do relatório final do projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2016, apresentado à Comissão Mista de Orçamento na quinta-feira.

Se, até o dia 29 deste mês, a presidenta Dilma Rousseff vetar o reajuste acima da inflação a esses benefícios do INSS, então o teto deverá ser de 5.047,11 reais em 2016.

Os valores consideram a previsão para a inflação  deste ano, apresentada pelo deputado federal Ricardo Teobaldo (PTB-PE), relator da LDO. A estimativa é que o salário mínimo e os benefícios do INSS iguais ao piso nacional subirão para 854,02 reais.

Aposentadoria integral


O segurado que completou o 85/95 na soma da idade com o tempo de contribuição não sairá da agência da Previdência Social com a aposentadoria integral. O INSS ainda não está concedendo os benefícios com a nova regra. Quando requerem o benefício, os segurados são questionados com qual regra querem que sua aposentadoria seja calculada.

Pela nova norma, que dá benefício integral e vale desde 18 de junho, haverá espera para receber o benefício, pois o sistema do INSS não está adaptado.

Se aceitar a aposentadoria com o fator previdenciário, a concessão dependerá da análise da documentação e poderá ser concluída antes.

FonteJornal O Sul / Agência Estado

Fotografia: EBC/ Arquivo

Data orginal da publicação: 20/07/2015