Ir para o conteúdo principal

Notícias

Protestos contra terceirização marcam Dia de Paralisações

Nesta sexta-feira (29/05), centrais sindicais e trabalhadores de diferentes categorias estão mobilizados contra o projeto de lei sobre a terceirização, as medidas provisórias 664 e 665 e o ajuste fiscal. As manifestações, que tiveram início por volta das 5h30, marcam o Dia Nacional de Paralisações em todo o País.

Ao menos sete estados (Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo) já registram mobilizações nesta manhã. Em São Paulo, os focos de concentração de manifestantes foram na Marginal Pinheiros, Ponte das Bandeiras e no portão principal da USP.

Centrais sindicais e movimentos sociais avaliam que a lei da terceirização vai reduzir salários e aumentar a carga horária dos trabalhadores. As MPs 664 e 665, que fazem parte do ajuste fiscal proposto pelo governo, também são consideradas prejudiciais, por alterar regras de pensão, auxílio doença, abono salarial e seguro-desemprego. Os ajustes fiscais promovidos pelo ministro da Fazenda, Joaquim Levy, contemplam um corte de R$ 69,9 bilhões em gastos no orçamento de 2015, afetando todos os ministérios.

Fonte: Portal Terra