Notícias
IMESF: insalubridade em grau máximo na folha de pagamento dos ACEs
Uma importante conquista para os Agentes de Combate às Endemias - ACEs representados pelo SINDISAÚDE-RS começou a produzir efeitos neste mês de junho. Em cumprimento à determinação judicial obtida em ação ajuizada pelo nosso Escritório, o Município de Porto Alegre passou a implementar na folha de pagamento o adicional de insalubridade em grau máximo aos profissionais celetistas oriundos do antigo Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família - IMESF.
A ação proposta em 2021 buscou o reconhecimento da realidade enfrentada diariamente por esses trabalhadores, responsáveis pelo combate e monitoramento de endemias em diferentes regiões da capital. Durante a instrução processual, ficou demonstrado que a categoria atua em contato frequente com agentes biológicos, ambientes insalubres e situações de risco decorrentes das vulnerabilidades sanitárias encontradas em diversas localidades.
Ao reconhecer o direito, a Justiça do Trabalho destacou, entre outros aspectos, a exposição dos agentes a resíduos, esgoto, águas contaminadas e ao acompanhamento de pacientes acometidos por doenças como tuberculose, hepatites e hanseníase, circunstâncias que justificam o enquadramento da atividade em grau máximo.
A decisão representa um importante reconhecimento da relevância do trabalho desenvolvido em prol da saúde pública e dos riscos reais a que esses profissionais estão submetidos. O processo terá prosseguimento para a apuração e o pagamento das parcelas retroativas devidas aos trabalhadores contemplados.
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Foto: Cristine Rochol/PMPA
-
24/06/2026
Acidente ou doença do trabalho: o que fazer?
-
23/06/2026
Escritório participa do 33° Encontro do CNASP, em São Luís
-
11/06/2026
HPS: Justiça reconhece direito ao adicional de insalubridade em grau máximo para técnicos em radiologia
-
05/06/2026
Municipários da saúde de POA: insalubridade máxima