Notícias
Burnout em pauta: Renato Kliemann Paese conversa sobre a síndrome no Conversas Cruzadas
Renato Kliemann Paese, advogado e um dos fundadores do nosso Escritório, participou, no dia 10 de outubro, do programa Conversas Cruzadas, de GZH. O tema debatido foi Síndrome de Burnout e teve também como convidados o comunicador do Grupo RBS, Marco Aurélio Souza, a administradora e especialista em Carreira e Gestão de Pessoas, Patrícia Bandeira, e a psicóloga e presidente do International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), Ana Maria Rossi. O programa teve o comando do apresentador Léo Saballa Júnior.
A Síndrome de Burnout, conhecida como síndrome do esgotamento profissional, foi recentemente incluída na lista de doenças relacionadas ao trabalho do Ministério da Saúde. A síndrome é classificada como um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. A principal causa da condição é o excesso de trabalho.
Renato destacou em sua participação que a síndrome se verifica de forma mais frequente em atividades de atendimento ao público como, por exemplo, profissionais da saúde, policiais, telemarketing e motoristas.
- Precisamos trabalhar cada vez mais na prevenção. Claro que, muitas vezes, o convencimento desta situação nas empresas está relacionado com condenações judiciais, reparações econômicas e passivo trabalhista - afirmou Renato.
Para evitar que a síndrome faça parte de um ambiente de trabalho, o advogado reforçou:
- É fundamental existir um olhar justo e humano daqueles que dirigem um negócio em relação aos seus subordinados, que reconheça que as pessoas têm capacidades de trabalho diferentes. É preciso ter diálogo e respeitar o direito à desconexão.
Assista à íntegra do programa em: https://www.youtube.com/live/AaUCRMjDAmw?si=IqFwwm7004FcmqVb
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Fotos: Divulgação e Reprodução
-
04/11/2024
PCCS do GHC: advogado Renato Kliemann Paese participa de reunião com trabalhadores
-
30/10/2024
Seminário interno marca os 35 anos do Escritório
-
06/11/2024
Desvio de função no Presidente Vargas: Justiça reconhece que auxiliar realizava atividades de enfermeira
-
23/10/2024
Autismo e redução da carga horária: trabalhadora dos Correios conquista direito para cuidar de filha deficiente
-
19/08/2024
CUIDADO COM O GOLPE!