Notícias
Paese Ferreira conquista na Justiça adicional máximo de insalubridade para trabalhadores da lavanderia do HCPA
Em ação do SINDISAÚDE-RS, proposta pelo nosso Escritório, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - TRT4, por unanimidade, reconheceu o direito ao adicional de insalubridade em grau máximo para os trabalhadores da lavanderia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre - HCPA a partir de março de 2020, em razão da pandemia de Covid-19. As diferenças do adicional de insalubridade de grau médio para máximo têm reflexos em diversas benefícios trabalhistas e deverão ser pagas em parcelas vencidas e vincendas.
O Tribunal reformou a decisão de 1º grau com base em prova pericial, a qual confirmou que os trabalhadores estão expostos a agentes biológicos, em especial a Covid-19. Foi comprovado que, no setor de lavanderia do hospital, no período da pandemia, os trabalhadores das chamadas "área limpa" e "área suja" passaram a utilizar o mesmo banheiro, vestiário e refeitório, com exposição potencial aos agentes biológicos da Covid-19. A decisão contempla os trabalhadores que venham a ser despedidos no curso do processo ou que tenham sido despedidos nos dois anos anteriores ao ajuizamento da ação. Cabe recurso.
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Foto: Freepik.com
-
12/12/2025
Advogada Paula Paese é coautora de livro sobre Temas de Direito Contemporâneo
-
11/12/2025
Escritório participa do VII Seminário Nacional de Direito Previdenciário
-
18/12/2025
Municipários da saúde: TJRS uniformiza entendimento que garante revisão judicial de laudos administrativos de insalubridade
-
17/12/2025
GHC: hospital deve fornecer vale-transporte integral à trabalhadora residente fora de POA
-
16/12/2025
Supremo Tribunal Federal forma maioria para reconhecer racismo estrutural