Ir para o conteúdo principal

Notícias

Ciclo de Debates aborda desigualdade de raça e gênero no mundo do trabalho

https://www.paeseferreira.com.br/images/desigualdades no trabalho debate Paese.jpg

 

A quarta mesa do Ciclo de Debates: História e Reconstrução dos Direitos Sociais teve como tema "Desigualdade de raça e gênero no mundo do trabalho: uma perspectiva histórica”. Winnie Bueno, pesquisadora, escritora, ativista, mestre em Direito e doutoranda em Sociologia, e Tulio Custodio, Sociólogo e pesquisador, foram os palestrantes convidados. A mediação foi de Saulo Nascimento, advogado do nosso Escritório e presidente da AGETRA. O evento lotou o auditório do SINDISPREV-RS, no dia 5 de outubro, reunindo advogados, servidores públicos, lideranças sindicais, estudantes de Direito e estudantes do Projeto Pescar.

Elisa Torelly, advogada do nosso Escritório, fez a abertura do evento, ao lado de Luísa Rosa e Denis Einloft, advogados de escritórios parceiros e também promotores do evento.

- Desde o começo pautamos esse tema como relevante, fundamental e imprescindível no nosso Ciclo de Debates. Em 2016, fizemos a primeira mesa para debater a luta antirracista e, de lá pra cá, a gente sabe que o caminho a percorrer é muito árduo e longo, mas percebemos que no meio progressista o debate avançou. E a composição dessa mesa, por si só, demonstra isso - destacou Elisa.

Saulo também saudou a importância do debate, antes de apresentar e passar a palavra aos palestrantes:

- Esse tema é muito importante e indispensável para a nossa advocacia e também para a promoção da cidadania. Destaco também a nossa satisfação com a presença da turma da educadora social Valéria Neutzling, do Projeto Pescar, que é um projeto lindíssimo que oferece cursos profissionalizantes para jovens.

 

LEIA TAMBÉM: SERVIDORES PÚBLICOS E DIREITOS SOCIAIS É TEMA DA TERCEIRA MESA DO CICLO DE DEBATES

 

Winnie Bueno destacou na sua palestra a importância de observar e entender a estrutura racista presente nas relações de trabalho para que seja possível propor e pensar estratégias para que essa estrutura não permita um distanciamento tão grande das pessoas negras do mercado de trabalho. A pesquisadora ressaltou, também, a iniciativa do debate:

- A possibilidade de se conversar e se educar a respeito de temas como esse é fundamental. Acredito também que a possibilidade de advogados ampliarem os seus conhecimentos a partir de debates como o de hoje seja central, inclusive, para ampliar o acesso à Justiça. 

 

LEIA TAMBÉM: SEGUNDA MESA DO CICLO DE DEBATES SOBRE OS DIREITOS SOCIAIS ABORDA O PAPEL DO JUDICIÁRIO TRABALHISTA NOS CONFLITOS SOCIAIS

 

Na sua fala, Tulio recuperou um pouco da história de luta das pessoas negras e das mulheres para inserção no mercado de trabalho e a importância de se conhecer essa memória para que, a partir dela, possamos identificar processos de exploração que já aconteceram e que, de alguma forma, estão sendo reproduzidos em um contexto mais contemporâneo:

- É fenomenal termos esse tipo de debate, pois espaços como esse se tornam espaços de educação. E a partir desse processo de educação a gente pode ter a construção de intenções. Conversas como essa são fundamentais para a construção de um diálogo.

O Ciclo de Debates: História e Reconstrução dos Direitos Sociais é uma promoção dos escritórios Paese, Ferreira & Advogados Associados; Rosa, Cunha, Schneider & Monteiro Advocacia; Castro, Osorio, Pedrassani & Advogados Associados; e Camargo, Catita, Maineri, Advogados Associados.  

 

Texto e fotos: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)