Notícias
Advogada Livia Prestes participa de roda de conversa do SINDISPREV-RS sobre mulheres negras no mercado de trabalho
Livia Prestes, advogada do nosso escritório e presidenta do Conselho Deliberativo do Instituto de Acesso à Justiça - IAJ, participou, no dia 25 de julho, de uma roda de conversa do SINDISPREV-RS sobre as dificuldades e desafios das mulheres negras no mercado de trabalho. O encontro ocorreu na sede do sindicato, em Porto Alegre, e foi conduzido por Livia e pela poetiza Negra Dalila, junto às diretoras Ana Tolentino, Nilza Chagas e o diretor Jorge Moreira.
Sentados em roda, de forma circular como a tradição africana propõe, os participantes compartilharam experiências, se emocionaram e saudaram a resistência ancestral que cultivam e pretendem passar às próximas gerações. Conversaram também sobre a obra "O Pacto da Branquitude”, da escritora Cida Bento, fazendo uma reflexão não apenas sobre a herança de quem foi escravizado, mas da herança de quem escravizou.
- Para além de refletir sobre os marcadores sociais das mulheres no mercado de trabalho, foi um momento de ouvir o que as pessoas presentes tinham a falar sobre a sua vivência e as dificuldades encontradas. Foi dia de ouvir e aprender com os nossos mais velhos - relatou Livia.
O encontro ocorreu justamente na data em que se celebra o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, em homenagem a Tereza de Benguela, líder do Quilombo do Piolho, em Mato Grosso, que se tornou referência por seus atos de bravura e resistência contra as forças escravagistas da época.
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429), com informações do SINDISPREV-RS
Fotos: SINDISPREV-RS
-
12/12/2025
Advogada Paula Paese é coautora de livro sobre Temas de Direito Contemporâneo
-
11/12/2025
Escritório participa do VII Seminário Nacional de Direito Previdenciário
-
18/12/2025
Municipários da saúde: TJRS uniformiza entendimento que garante revisão judicial de laudos administrativos de insalubridade
-
17/12/2025
GHC: hospital deve fornecer vale-transporte integral à trabalhadora residente fora de POA
-
16/12/2025
Supremo Tribunal Federal forma maioria para reconhecer racismo estrutural