Notícias
Escritório participa de evento promovido pela CUT no Fórum Social Mundial Justiça e Democracia

A Central Única dos Trabalhadores - CUT promoveu, no dia 29 de abril, evento que integrou a programação do Fórum Social Mundial Justiça e Democracia - FSMJD sobre o tema “Nenhum trabalho sem direitos e sem Sindicatos”. A atividade, organizada pelo Coletivo Jurídico da CUT-RS em conjunto com a Secretaria de Assuntos Jurídicos da CUT Brasil, ocorreu no auditório do Sindipolo, em Porto Alegre. Raquel Paese e Fernanda Palombini Moralles, advogadas do Escritório Paese Ferreira, participaram do evento.
O debate, que contou com a participação e exposições de advogados, professores de Direito, dirigentes sindicais do Rio Grande do Sul e de outros estados e técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), abordou o desemprego, a precarização do trabalho, as inovações tecnológicas, a retirada de direitos trabalhistas individuais e coletivos e os ataques à organização sindical. Entre as diversas falas, o assessor jurídico da CUT Brasil, José Eymard Loguercio, destacou que “o neoliberalismo ataca frontalmente as formas de negociação coletiva e não é à toa que pretendem levar os sindicatos a um lugar de regressão de direitos, seja por uma forma de controle financeiro e administrativo, seja interditando ações sindicais, seja pelo esvaziamento da existência do sindicato como polo aglutinador de solidariedade”.
Assista à íntegra das oficinas em: http://cutrs.org.br/nenhum-trabalho-sem-direitos-e-sem-sindicatos-defende-coletivo-juridico-da-cut/
Fonte e foto: CUT-RS
-
06/10/2025
Licença-maternidade em internações prolongadas: conheça a nova lei
-
03/10/2025
Mediação do SINDISAÚDE-RS com FEHOSUL resulta em Convenção Coletiva para cerca de 20 mil trabalhadores
-
22/09/2025
Redução de jornada: trabalhadora conquista direito na Justiça para cuidar de filho com deficiência
-
28/08/2025
TRT4 determina reenquadramento funcional de auxiliar de banco de sangue e pagamento de diferenças salariais
-
21/08/2025
Justiça determina redução de jornada para trabalhadora cuidar da filha prematura