Ir para o conteúdo principal

Notícias

Atual situação do Plano de Recuperação Judicial da Ulbra

https://www.paeseferreira.com.br/images/WhatsApp Image 2022-04-25 at 18.09.49.jpeg

No final do ano de 2021, após a aprovação do Plano de Recuperação Judicial da Ulbra, a Receita Federal apresentou recurso contra a decisão que homologou o Plano. Este recurso suspendeu temporariamente a venda das Unidades em Operação no Rio Grande do Sul (prevista para pagamento dos credores).

No mês de março de 2022, todos os envolvidos no plano foram surpreendidos com a notícia de que os sócios da AELBRA venderam integralmente suas participações societárias para o Grupo Evolua, com sede em São Paulo.

Referida empresa imediatamente assumiu a Ulbra e, desde então, vem conduzindo as operações, especialmente por intermédio do novo presidente, Sr. Carlos Melke.

No dia 06 de abril do ano corrente, foi realizada nova assembleia para formação de uma comissão de credores prevista no Plano de Recuperação Judicial, que tem como função fiscalizar o seu cumprimento. Na mencionada assembleia, foram eleitos três representantes de cada classe.

A comissão vem se reunindo constantemente e no dia 19/04 fez uma primeira reunião com a Direção da Ulbra.

Os novos diretores alegaram necessidade de alteração do plano já aprovado, para fins de atender a exigências da Receita Federal. Por isso, pretendem oferecer como garantia do parcelamento dos Tributos junto à Receita os mesmos imóveis já destinados no Plano de Recuperação para venda e pagamentos dos credores concursais. A partir disto, com a obtenção de certidão negativa de débitos, a Ulbra tentaria uma nova composição com os credores.

A comissão de credores foi unânime em dizer que não concorda e não aceita que a ULBRA destine os imóveis para a Receita Federal em prejuízo dos credores e se prontificou para participar de reunião conjunta (sugerida pela própria Ulbra) com a Receita para melhor compreender a posição da União em face da Recuperação Judicial.

Sendo o que tínhamos para informar no momento, noticiaremos qualquer nova posição que seja relevante sobre o caso, destacando que estamos acompanhando de perto os trabalhos da comissão de credores e o andamento do Plano de Recuperação.