Notícias
Trabalhadoras da Atenção Básica ocupam Secretaria Municipal da Saúde em Porto Alegre

Trabalhadoras e trabalhadores da Atenção Básica em Saúde de Porto Alegre ocuparam, na manhã de quinta-feira (11), a sede da Secretaria Municipal de Saúde, em um ato em defesa da saúde pública, contra as demissões no Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) e pela convocação dos aprovados no concurso público. Os servidores e as servidoras da Saúde querem uma reunião com o secretário da Saúde para conversar sobre esses temas.
Por volta das 10h30min, as portas do prédio da Secretaria foram fechadas e passaram a ser vigiadas por integrantes da Guarda Municipal. Parte dos manifestantes ficou dentro da Secretaria e outra parte e frente. Os servidores que estão dentro do prédio receberam a informação de que, se saírem, não poderão mais entrar no prédio. Eles divulgaram um vídeo pedindo apoio da população e relatando o que está ocorrendo na Secretaria (assista ao vídeo clicando aqui).
No final da manhã, os ocupantes realizaram uma reunião para conversar sobre os próximos passos da mobilização. Eles afirmam que estão sitiados dentro do prédio. Seguem aguardando o secretário, mas a ordem da Guarda Municipal é que, se saírem do prédio, não poderão retornar. Em função deste cenário, decidiram ficar até serem recebidos pelo titular da pasta. A direção do Sindicato dos Municipários de Porto ALegre (Simpa) está acompanhando os manifestantes na mobilização para impedir as demissões de agentes comunitários do Imesf e pela convocação dos aprovados em concurso público.
Fonte: Sul21
Fotos: Divulgação e Simpa/Divulgação
-
25/07/2025
Protagonismo da Mulher Negra
-
21/07/2025
Advogado Saulo Nascimento participa de evento sobre o novo Código de Processo Civil na administração da Justiça
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego
-
23/07/2025
HCPA: enfermeiro deve ser reintegrado após dispensa durante licença médica