Notícias
SINDIHOSPA: negociação coletiva está em fase conclusiva

Desde o segundo semestre de 2020, os sindicatos representativos dos trabalhadores da área da saúde - dentre os quais SINDISAÚDE/RS (categoria majoritária), SERGS (enfermeiros/as), SINDIFARS (farmacêuticos/as), SINTEST (técnicos de segurança do trabalho) e SISERGS (secretárias), representados pelo Escritório Paese, Ferreira -, uniram-se na tentativa de obter um melhor resultado na negociação coletiva com o sindicato que representa os hospitais e clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA). O assessoramento aos sindicatos foi realizado pelos advogados Raquel Paese e Silvio Eduardo Boff.
Recomposição salarial, adequadas condições de trabalho na pandemia, manutenção dos direitos previstos nas Convenções Coletivas cuja vigência está findando e valorização profissional foram os principais temas levados à negociação pelos sindicatos profissionais. Os hospitais garantiram algumas das condições reivindicadas, mas rejeitaram os pedidos de natureza econômica, alegando crise financeira em razão da pandemia. A proposta inicial foi de reajuste zero.
Mesmo com pretensões iniciais antagônicas, as partes empreenderam um longo processo negocial, que foi levado à mediação do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4 no início do ano. A partir daí, em paralelo às negociações diretas, foram realizadas audiências com todos os participantes, mediadas pelo desembargador Francisco Rossal de Araújo e participação do MPT4.
Na audiência do dia 28 de maio, os participantes informaram ao juízo que o processo de negociação foi concluído e que os sindicatos levarão a última proposta apresentada pelo SINDIHOSPA à apreciação das categorias. Assembleias deliberativas deverão ser realizadas nos próximos dias.
A proposta compreende, resumidamente: reajuste salarial de 2020 pelo INPC (observando-se as diferentes datas-base), renovação das Convenções Coletivas de cada categoria profissional, com manutenção dos direitos, e compromisso de negociação do reajuste de 2021 ainda neste ano.
Informe-se junto ao seu sindicato!
-
05/08/2025
Advogados Ingrid Birnfeld e Saulo Nascimento receberão Comenda Oswaldo Vergara
-
25/07/2025
Protagonismo da Mulher Negra
-
07/08/2025
TRT4 reconhece COVID-19 como doença ocupacional
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego