Notícias
Trabalhadores de hospitais filantrópicos: advogados participam de renovação das Convenções Coletivas

Após várias reuniões de negociação coletiva entre SINDISAÚDE/RS (categoria majoritária), SERGS (enfermeiras/os), SINDIFARS (farmacêuticas/os), Sindicato dos Hospitais Beneficentes, Filantrópicos e Religiosos do RS e demais sindicatos que representam esse segmento nas diversas regiões do RS, como também audiências perante o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4, com mediação do desembargador Francisco Rossal de Araújo, foram firmadas Convenções Coletivas de Trabalho. Os sindicatos representativos dos profissionais da saúde antes referidos foram assessorados pelos advogados Raquel Paese, Silvio Eduardo Boff e Pedro Henrique Jacobi, integrantes do Escritório Paese Ferreira.
*O objetivo das entidades foi o de buscar melhores condições de trabalho e salário de seus representados e manter direitos historicamente conquistados.* Em tempos de pós-reforma trabalhista e desconstrução sistemática de direitos, essa não tem sido tarefa fácil.
O processo negocial foi longo e complexo, mas o bom nível de discussão entre as partes garantiu a renovação das Convenções, com a manutenção integral do conjunto de direitos inscritos nas CCTs anteriores, a exemplo do adicional noturno diferenciado, quinquênio, licenças para afastamento, dentre vários outros. Também foi garantido o repasse do INPC acumulado na data-base de 2020, bem como o compromisso entre as partes de retomada da negociação coletiva com vistas à obtenção do reajuste salarial de 2021 até o mês de julho próximo.
-
06/10/2025
Licença-maternidade em internações prolongadas: conheça a nova lei
-
03/10/2025
Mediação do SINDISAÚDE-RS com FEHOSUL resulta em Convenção Coletiva para cerca de 20 mil trabalhadores
-
22/09/2025
Redução de jornada: trabalhadora conquista direito na Justiça para cuidar de filho com deficiência
-
28/08/2025
TRT4 determina reenquadramento funcional de auxiliar de banco de sangue e pagamento de diferenças salariais
-
21/08/2025
Justiça determina redução de jornada para trabalhadora cuidar da filha prematura