Notícias
Justiça determina pagamento do adicional de periculosidade a funcionários de hospital que mantinham contato com a rede elétrica

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4 condenou hospital de Porto Alegre ao pagamento do adicional de periculosidade de 30% a técnicos de telefonia que mantinham contato com a rede elétrica. Os trabalhadores, representados pelo Escritório Paese, Ferreira, comprovaram na ação que suas atividades eram periculosas durante todo o contrato de trabalho.
Os funcionários executavam atividades que envolviam operações em instalações e equipamentos elétricos energizados, inclusive o ingresso em caixas de passagem de cabos subterrâneos de alta tensão e em subestação, de forma intermitente e habitual. Nestas atividades, o risco de choque elétrico estava sempre presente.
O adicional será calculado sobre os salários-base, com reflexos em parcelas de natureza salarial, deduzidos os valores pagos a título de adicional de insalubridade durante os contratos de trabalho. Cabe recurso da decisão.
-
06/10/2025
Licença-maternidade em internações prolongadas: conheça a nova lei
-
03/10/2025
Mediação do SINDISAÚDE-RS com FEHOSUL resulta em Convenção Coletiva para cerca de 20 mil trabalhadores
-
22/09/2025
Redução de jornada: trabalhadora conquista direito na Justiça para cuidar de filho com deficiência
-
28/08/2025
TRT4 determina reenquadramento funcional de auxiliar de banco de sangue e pagamento de diferenças salariais
-
21/08/2025
Justiça determina redução de jornada para trabalhadora cuidar da filha prematura