Ir para o conteúdo principal

Notícias

Advogados Livia e Saulo passam a integrar o Conselho Deliberativo do Instituto de Acesso à Justiça

https://www.paeseferreira.com.br/images/Cópia de Card site Paese.png

Os advogados do Escritório Paese, Ferreira, Livia Prestes e Saulo Oliveira do Nascimento, são os mais novos integrantes do Conselho Deliberativo (CD) do Instituto de Acesso à Justiça – IAJ. Livia foi eleita, no dia 17 de novembro, presidenta do CD para a gestão 2020/2022.   

O Instituto, fundado em 2002, se dedica à efetivação dos direitos humanos da população social e economicamente vulnerável, em articulação com outros setores e áreas profissionais. Mais recentemente, vem se dedicando à promoção de pessoas da raça/etnia negra e indígena, egressos das Faculdades de Direito, mediante a obtenção e concessão de bolsas de estudo em diferentes instituições de ensino de Porto Alegre, nas quais possam se preparar adequadamente para o ingresso em carreiras jurídicas.  

– Esse trabalho é fundamental para diminuir as barreiras que dificultam e, até mesmo, impedem o acesso de pessoas negras e indígenas às carreiras jurídicas. O Conselho Deliberativo se propõe a trabalhar da forma mais coletiva possível para que a multiplicidade de pensamentos e de vivências torne o IAJ cada vez mais forte – destaca Livia.  

Dados do Censo do Poder Judiciário divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, de 2018, apontam que, entre os magistrados, 16,5% se autodeclaram pardos e 1,6% pretos. O percentual está muito distante da realidade da sociedade brasileira, composta, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD de 2019, por 46,8% de pardos e 9,4% de pretos.  

Para Saulo, os desafios não se resumem apenas ao acesso à educação e à desigualdade do ensino. Os obstáculos a serem superados são inúmeros:  

– Existe a dificuldade em conciliar a volta para casa, pois a população negra não mora nas áreas centrais da cidade, e a pressão psicológica e concreta de violência iminente, uma vez que, de acordo com a Campanha Vidas Negras, lançada pelas Nações Unidas no Brasil em novembro de 2017, um jovem negro é assassinado a cada 23 minutos no Brasil. Além disso, há o desafio no enfrentamento da desigualdade nas profissões, visto que aquelas ligadas ao cuidado e à limpeza, e com menor remuneração, são compostas em sua maioria por pessoas negras.  

Neste mês de novembro, o IAJ está oferecendo 10 bolsas de estudo em cursos extensivos e preparatórios para concurso público de ingresso nas carreiras jurídicas. As bolsas serão na modalidade de ensino à distância e terão início durante o ano letivo de 2021. O edital pode ser acessado no site: https://iaj.org.br/.  

Texto: Christiane Matos/Comunicare Assessoria
Foto: Reprodução