Notícias
Servidores do INSS fazem paralisação
Servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) farão paralisação de 24 horas nesta terça-feira, dia 28 de agosto, para reivindicar reajuste salarial. A manifestação deve prejudicar a realização de perícias e os encaminhamentos de aposentadorias e pensões no Rio Grande do Sul.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência do Rio Grande do Sul (Sindisprev-RS), Giuseppe Finco, a classe não recebe aumento há quase duas décadas. "Não temos um centavo de reajuste há 18 anos", protestou. Ele estima que no Estado haja 2 mil servidores do INSS, quando o ideal seriam, no mínimo, 3,5 mil.
"Nos próximos dois anos, 18 mil servidores se aposentarão no país. Isso significa que centenas de agências da Previdência Social serão fechadas", projetou Finco. "Os que ficarem terão que ir para clínicas psiquiátricas devido à pressão do trabalho", observou. Ainda sobre os salários, o dirigente argumenta que os servidores da Previdência perdem 75% dos rendimentos ao se aposentarem. "Isso acontece por conta de uma gratificação de produtividade, que não é incorporada ao salário", explicou.
As negociações com o governo são consideradas uma "enrolação". "Estamos disputando o orçamento e queremos uma resposta", disse Finco.
Para a manifestação de hoje, estão previstas encenações do julgamento do mensalão. Os servidores devem fazer uma cela para prender os personagens envolvidos no escândalo político julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). "Será o momento de aposentados e jovens descarregarem a raiva", frisou. Panfletos com histórias em quadrinhos para conscientizar a população serão distribuídos no ato.
Notícia com informações do Correio do Povo de Porto Alegre.
|
|
-
11/12/2025
Escritório participa do VII Seminário Nacional de Direito Previdenciário
-
11/12/2025
Escritório prestigia posse da nova diretoria do TRT4
-
17/12/2025
GHC: hospital deve fornecer vale-transporte integral à trabalhadora residente fora de POA
-
16/12/2025
Supremo Tribunal Federal forma maioria para reconhecer racismo estrutural
-
09/12/2025
Isenção do IR para gaúchos: mais de 1,2 milhão serão beneficiados