Notícias
Audiência de mediação no TRT4: situação no IMESF segue sem solução

Em mais uma audiência de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4, Sindisaúde/RS e SERGS, através de seus diretores Julio Jessien e Estevão Finger, juntamente com os demais sindicatos representativos das categorias que trabalham no Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família – IMESF, registraram sua inconformidade com a situação de descaso com os trabalhadores, especialmente por parte do Presidente do IMESF, que acumula o cargo com o de Secretário da Saúde do Município.
– O IMESF está acéfalo! Não há direção que assuma responsabilidade perante o quadro funcional – afirmou a advogada Raquel Paese, do Escritório Paese Ferreira e Advogados Associados, que acompanhou os sindicatos na audiência.
Os mais de 1500 trabalhadores do IMESF - fundamentais para a atenção básica à população de Porto Alegre - estão sendo totalmente desvalorizados. Não só não foram implementadas garantias previstas na lei de criação do IMESF, mas desde 2017 – inclusive - os salários estão congelados.
O desembargador mediador, Dr. Ricardo Fraga, comprometeu-se a participar de reunião agendada para o 21 de agosto na Prefeitura com o Comitê de Gestão de Despesas de Pessoal, a fim de tentar uma solução para o impasse.
Por deliberação dos trabalhadores em assembleia, estão sendo preparadas medidas judiciais e representação perante o Ministério Público Estadual.
Ficou designada uma próxima audiência para o dia 29 de agosto.
-
01/05/2025
Dignidade para trabalhadores e trabalhadoras
-
29/04/2025
Campanha Salarial SINDISAÚDE-RS 2025: reunião dá início à negociação com SINDIHOSPA
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal
-
10/04/2025
GHC: TST reconhece estabilidade de gestante em contrato a prazo determinado