Notícias
Em painel, advogada Elisa Torelly defende previdência social com justiça de gênero

Elisa Torelly, advogada do Escritório Paese, Ferreira, participou, na quarta-feira, 27, de painel sobre a previdência dos servidores públicos, no I Seminário Servidoras e Servidores Públicos na Roda Viva, em Brasília, organizado pelo Escritório LBS Advogados e pelo Instituto Lavoro. Coube a Elisa tratar da Proposta de Emenda Constitucional n. 6/2019 quanto à questão de gênero. Para tanto, discorreu sobre a desigualdade na divisão sexual do trabalho e as consequentes vicissitudes enfrentadas pelas mulheres no exercício da atividade econômica. Com isso, ressaltou a baixa capacidade contributiva das trabalhadoras e, como decorrência, a sua desvantajosa inserção previdenciária.
Ponderou que, ao endurecer os requisitos para aposentadoria, a PEC, se aprovada, fará com que muitas mulheres não consigam se aposentar, aumentando, assim, a pobreza feminina na velhice. Justificou, por isso, a manutenção e o aprimoramento das regras especiais para as aposentadorias femininas, ressaltando a necessidade de políticas públicas fomentadoras da igualdade de gênero. Ficou claro, na fala, o protagonismo da luta das mulheres na resistência contra o desmonte da previdência social pública e solidária.
O painel também contou com o Ex-Ministro Carlos Gabbas, a Professora Julia Lenzi (USP) e o Professor Roberto de Carvalho Santos (IEPREV).
-
01/05/2025
Dignidade para trabalhadores e trabalhadoras
-
29/04/2025
Campanha Salarial SINDISAÚDE-RS 2025: reunião dá início à negociação com SINDIHOSPA
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal
-
10/04/2025
GHC: TST reconhece estabilidade de gestante em contrato a prazo determinado