Notícias
Advogado Renato Kliemann Paese prestigia inauguração de biblioteca do Emancipa

O Emancipa, Movimento Social de Educação Popular, que conta com o apoio do Escritório Paese, Ferreira, inaugurou, no dia 23 de julho, a Biblioteca Adelmo Genro Filho, em memória ao jornalista, professor e escritor, falecido em 1988. O advogado Renato Kliemann Paese esteve presente no evento, que contou também com as presenças de familiares do homenageado, entre eles Luciana Genro e Tarso Genro, idealizadores da biblioteca, além de amigos e educadores que colaboram com as atividades do Emancipa.
Com acervo doado pela família Genro e por amigos, o local conta com cerca de 2 mil livros sobre temas diversos, como política, história, sociologia e economia. A biblioteca, aberta ao público para consulta local e empréstimos, mediante cadastramento, está situada na sede do Emancipa, na Rua Riachuelo, 1339 - sala 1001, em Porto Alegre. O horário de atendimento é das 10h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
De acordo com o professor de História e coordenador geral do Emancipa, Rodrigo Nickel, este é mais um projeto do Movimento que visa promover a inclusão social:
– Em um país onde as políticas públicas para a promoção da educação e da cultura são constantemente negligenciadas, e a mercantilização de ambas exclui milhares do acesso pela via econômica, a biblioteca é mais uma iniciativa do Emancipa no intuito de construir, junto com os apoiadores e a sociedade, alternativas transformadoras.
O Emancipa em Porto Alegre é uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos, que promove diversas atividades gratuitas de educação para os setores vulneráveis e excluídos da sociedade, sendo o Cursinho Popular Pré-Universitário o carro-chefe do movimento.
Texto: Christiane Matos/Comunicare Assessoria
Fotos: Emancipa
-
06/10/2025
Licença-maternidade em internações prolongadas: conheça a nova lei
-
03/10/2025
Mediação do SINDISAÚDE-RS com FEHOSUL resulta em Convenção Coletiva para cerca de 20 mil trabalhadores
-
22/09/2025
Redução de jornada: trabalhadora conquista direito na Justiça para cuidar de filho com deficiência
-
28/08/2025
TRT4 determina reenquadramento funcional de auxiliar de banco de sangue e pagamento de diferenças salariais
-
21/08/2025
Justiça determina redução de jornada para trabalhadora cuidar da filha prematura