Notícias
Advogada Elisa Torelly participa de seminário do Sindisprev-RS sobre gênero e raça

A Secretaria de Raça, Gênero e Combate à Discriminação Racial do Sindicato dos Trabalhadores Federais da Saúde, Trabalho e Previdência no Rio Grande do Sul – Sindisprev-RS, juntamente com a Central Sindical e Popular – CSP-Conlutas e a Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social – FENASPS, promoveram, nos dias 17 e 18 de novembro, o Seminário de gênero e raça – Discutindo diversidade: onde estão os meus direitos?, em Porto Alegre. A advogada do Escritório Paese, Ferreira, Elisa Torelly, foi uma das palestrantes no segundo dia do evento.
Elisa abordou os desafios da luta feminista, iniciando sua fala no que vem a ser feminismo, para depois focar em questões atuais e urgentes envolvendo os direitos das mulheres, como a Proposta de Emenda à Constituição – PEC 181, recentemente aprovada em Comissão da Câmara, voltada a proibir toda e qualquer modalidade de aborto no país. Atualmente, o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) não considera crime o aborto praticado nos casos em que a gestação decorre de estupro ou põe em risco a vida da mulher. Em abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal – STF decidiu que não é crime a interrupção da gravidez quando o feto apresentar má formação do cérebro (anencefalia). A advogada discorreu ainda sobre a discriminação da mulher no mercado de trabalho, destacando a recente pesquisa divulgada pela FGV, de que cerca de 50% das mulheres são despedidas nos dois anos subsequentes ao retorno da licença-maternidade.
Também participaram do painel do dia 18 pela manhã a professora Franquelina Cardoso, o Procurador do Estado Jorge Terra e a farmacêutica Lilian da Rocha. Com auditório praticamente lotado, o evento foi uma oportunidade para debater as opressões e traçar estratégias para lutar contra toda a sorte de preconceito e discriminação.
Fotos: Sindisprev-RS
-
05/08/2025
Advogados Ingrid Birnfeld e Saulo Nascimento receberão Comenda Oswaldo Vergara
-
25/07/2025
Protagonismo da Mulher Negra
-
07/08/2025
TRT4 reconhece COVID-19 como doença ocupacional
-
31/07/2025
Hospital de Viamão: Justiça determina penhora de créditos para pagamento das rescisórias de trabalhadores demitidos
-
29/07/2025
Gestante com contrato intermitente: Justiça garante direito ao emprego