Notícias
Em dia anterior à vigência da Reforma Trabalhista, centrais sindicais convocam dia de mobilização em todo o país

Às vésperas do início da vigência da Lei 13.467/2017 – a chamada Reforma Trabalhista –, centrais sindicais estão organizando suas entidades filiadas para o Dia Nacional de Mobilização. Os atos ocorrem na próxima sexta-feira (10), em diversas cidades do país, com paralisações e protestos. Em Porto Alegre, a programação prevê um abraço simbólico à Justiça do Trabalho, seguido de caminhada até a Esquina Democrática, onde haverá um ato unificado contra, além da reforma laboral, a da Previdência – já que o governo pretende votá-la ainda neste ano – e a portaria do trabalho escravo, suspensa por liminar neste momento.
O abraço simbólico ao Tribunal Regional do Trabalho, na Av. Praia de Belas, deve começar às 16h, e o ato unificado está programado para as 18h. Haverá, durante a manhã, paralisação das categorias e uma plenária extraordinária de mobilização da CUT-RS, das 10h às 14h, no salão da igreja da Pompeia.
“Esse governo ilegítimo de Michel Temer (PMDB), rejeitado por quase 90% da população, está provocando um retrocesso sem precedentes na história do país. Congelou investimentos em saúde e educação por 20 anos e aprovou uma lei que retira direitos trabalhistas, conquistados com muita luta pela classe trabalhadora, além de tentar enfraquecer os sindicatos e acabar com o acesso gratuito à Justiça do Trabalho”, afirma o presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo.
Para o presidente da CTB-RS, Guiomar Vidor, por sua vez, o dia de protestos simboliza resistência dos sindicatos contra a aplicação, na prática, da reforma trabalhista: “este enfrentamento se dará no campo jurídico, político e da negociação coletiva. Não vamos aceitar uma reforma inconstitucional e que carece de legitimidade, uma vez que aprovada por um congresso e um governo corrompidos e sem legitimidade”, diz.
Fonte: Sul21
Foto: Marcello Casal Jr/ABr
-
08/05/2025
Fraude no INSS
-
02/05/2025
Escritório participa de seminário do SINPRECE no Ceará
-
07/05/2025
TRF4 condena INSS a indenizar servidor vítima de acidente de trabalho
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal