Notícias
Pejotização ilegal em hospitais: TRT4 reconhece vínculo de emprego entre médico contratado como pessoa jurídica e instituição de saúde

A 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4 reconheceu o vínculo de emprego de médico, representado pelo Escritório Paese, Ferreira, contratado por meio de pessoa jurídica para prestar serviços em um hospital de Taquari. A decisão unânime do colegiado considerou que estava presente o requisito da subordinação jurídica, uma vez que ele cumpria jornada de trabalho fixa e atendia os pacientes agendados pela secretaria da instituição, sem poder realizar alterações na rotina de trabalho.
Para os desembargadores, o fato de o médico trabalhar para o hospital em um dia fixo, com horário de expediente e atendendo a um número de pacientes pré-determinado, configura a existência de subordinação entre o trabalhador e a instituição de saúde. Além disso, a atividade prestada pelo médico integrava a atividade-fim do hospital. Cabe recurso da decisão.
Texto: Christiane Matos/Comunicare Assessoria, com informações do TRT4
-
01/05/2025
Dignidade para trabalhadores e trabalhadoras
-
29/04/2025
Campanha Salarial SINDISAÚDE-RS 2025: reunião dá início à negociação com SINDIHOSPA
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal
-
10/04/2025
GHC: TST reconhece estabilidade de gestante em contrato a prazo determinado