Notícias
Empregado dos Correios demitido por justa causa garante na Justiça reintegração ao trabalho

A 8ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região – TRT4 determinou, por meio de decisão liminar, a reintegração imediata de trabalhador da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, representado pelo Escritório Paese, Ferreira, que havia sido despedido por justa causa. Na decisão, a desembargadora consignou haver elementos aptos a indicar a ausência de imparcialidade e de licitude no processo administrativo disciplinar que culminou na dispensa.
Além de sustentar a necessidade de se garantir o direito de defesa ao empregado público acusado, a magistrada referiu ser necessário levar em conta o histórico exemplar do trabalhador no cumprimento dos seus serviços ao longo do seu extenso contrato de trabalho. Destacou-se que “não é possível que se tenha um resultado tão drástico, que culmina em uma demissão justificada ao empregado com mais de 49 anos de serviços prestados à empresa, sem que se analise com calma as provas produzidas.”
Diante disso, foi acolhido o pedido de reintegração imediata do trabalhador, no mesmo cargo, função e horário que exercia quando da sua dispensa. Cabe recurso da decisão.
Foto: Divulgação
-
01/05/2025
Dignidade para trabalhadores e trabalhadoras
-
29/04/2025
Campanha Salarial SINDISAÚDE-RS 2025: reunião dá início à negociação com SINDIHOSPA
-
30/04/2025
Santa Casa de POA e enfermeiros: regime de banco de horas é irregular
-
17/04/2025
GHC: TRT4 determina reintegração de trabalhadora que faltou ao trabalho em virtude de temporal
-
10/04/2025
GHC: TST reconhece estabilidade de gestante em contrato a prazo determinado