Notícias
Auxílio especial para dependente com deficiência
Em decisão proferida pela Justiça do Trabalho de Porto Alegre, um empregado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - ECT, representado pelo nosso Escritório, obteve liminar com a determinação de concessão de auxílio especial para dependente com deficiência.
A vitória judicial envolve um trabalhador aposentado por invalidez, pai de uma pessoa com deficiência. O empregado havia solicitado o benefício, contudo a ECT negou o pedido, alegando que a condição de aposentado por invalidez não estava prevista na cláusula normativa que regula o direito ao auxílio.
A Justiça do Trabalho reconheceu a ilegalidade da negativa dos Correios, afirmando que o regulamento não exclui empregados aposentados por invalidez da concessão do benefício.
Essa decisão representa uma importante vitória para trabalhadores(as) e dependentes com deficiência, reforçando a necessidade de as empresas respeitarem os direitos fundamentais dos(as) empregados(as).
Texto: Jornalista Christiane Matos (MTb 12.429)
Foto: Agência Senado
-
12/12/2025
Advogada Paula Paese é coautora de livro sobre Temas de Direito Contemporâneo
-
11/12/2025
Escritório participa do VII Seminário Nacional de Direito Previdenciário
-
18/12/2025
Municipários da saúde: TJRS uniformiza entendimento que garante revisão judicial de laudos administrativos de insalubridade
-
17/12/2025
GHC: hospital deve fornecer vale-transporte integral à trabalhadora residente fora de POA
-
16/12/2025
Supremo Tribunal Federal forma maioria para reconhecer racismo estrutural