Ir para o conteúdo principal

Notícias

Advogada Ingrid Birnfeld participa do Fórum Alternativo Mundial da Água, em Brasília

https://www.paeseferreira.com.br/images/A35066D1-7E9A-4D77-899A-614DAA0104BE.jpeg

A advogada do Escritório Paese, Ferreira, Ingrid Birnfeld, participou do FAMA - Fórum Alternativo Mundial da Água, que ocorreu em Brasília entre os dias 17 e 22 de março de 2018. Nos primeiros dias, frequentou oficinas autogestionadas na Unb - Universidade de Brasília para debater o avanço do agronegócio e da agroindústria no Brasil, e depois participou de plenárias coletivas, com enfoque no avanço das mineradoras sobre territórios de povos originários e tradicionais.

Foi um evento internacional, democrático e plural, que reuniu organizações, sindicatos e movimentos sociais de todo o mundo que lutam em defesa da água como direito elementar à vida.

O Fórum teve o propósito de unificar a luta contra a tentativa das grandes corporações em transformar a água em uma mercadoria, privatizando as reservas e fontes naturais de água e tentando transformar esse direito em um recurso inalcançável para muitas populações.

Várias entidades brasileiras e internacionais se reuniram e decidiram impulsionar esse evento, como continuidade de Fóruns Alternativos anteriores, como os realizados em Daegu, na Coreia do Sul, e em Marselha, na França.

O Fórum se contrapôs ao autodenominado "Fórum Mundial da Água", que ocorreu em Brasília no mesmo período e que foi um encontro promovido a portas fechadas pelos grandes grupos econômicos que defendem a privatização das fontes naturais e dos serviços públicos de água e de saneamento.

Foram debatidos temas centrais de defesa pública e de controle social das fontes de água, o acesso democrático à água, a luta contra as privatizações dos mananciais, das barragens e em defesa dos povos atingidos.

"Foi um encontro muito rico, que permitiu dividir vivências de resistência entre povos de todo o mundo. Os nossos problemas são os mesmos: avanço desenfreado do capitalismo, privatização dos serviços de saneamento, mercantilização da água e coisificação dos povos. Fica a pobreza, a degradação do tecido social e a acumulação de riquezas", afirmou Ingrid.

Ingrid viajou a convite da Amigos da Terra - Brasil e milita no grupo União Pela Preservação, que luta contra a instalação de uma mineradora de metais pesados da Votorantim Metais e da canadense Iamgold no rio Camaquã, na parte mais preservada do pampa gaúcho.

Sua entrevista ao FAMA pode ser conferida clicando aqui.

Nosso muito obrigado, Amigos da Terra!

 

Fotos: Ingrid Birnfeld